Também chamado de thai boxe ou boxe tailandês, o Muay Thai utiliza socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e técnicas de esquiva e proteção. O Muay Thai surge como uma técnica de defesa e de guerra, desenvolvida pelos tailandeses para sua proteção e para a defesa do seu território contra os inimigos.
Ao longo de sua história, a Tailândia sofreu inúmeros ataques e invasões de inimigos. Para lutar contra essas investidas, os tailandeses começaram a desenvolver técnicas de luta que dariam origem ao Muay Thai.
O Muay Thai era praticado pelo exército e os lutadores obtinham reconhecimento social por dominar a técnica. Os reis tailandeses incentivavam e até mesmo, praticavam a arte marcial.
Um dos nomes mais famosos do Muay Thai é Nai Khanom Tom, que havia sido capturado pelos birmaneses quando estes invadiram o território tailandês.
Nai Khanom Tom foi desafiado a lutar contra os birmaneses e, com desempenho magnífico, venceu diversas lutas seguidas, ganhando reconhecimento e tornando-se o “pai do Muay Thai”.
Outro nome importante do Muay Thai foi o rei Pra Chao Sua, que governou no início do século XVIII. Ele era um entusiasta da luta e um exímio lutador.
Por volta dos anos 1930 foram definidas regras para o Muay Thai, que começou a se popularizar não somente na Tailândia, mas no mundo todo.
Originalmente os lutadores do boxe tailandês não são diferenciados por graduação. No entanto, no Brasil, a classificação dos lutadores por níveis foi estabelecida e, de acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai, é dada da seguinte forma: